Filosofia Educativa

Os princípios filosóficos e pedagógicos do Colégio Ponto Alto orientam para uma convivência saudável em todos os ambientes da escola. Acreditamos que a verdadeira educação é feita por meio da prática pedagógica que proporciona oportunidades de realização, criatividade, organização e cooperação entre docentes e alunos.

Valorizamos uma educação pautada na interação humana, na qual a criança e o adolescente protagonizam a construção de sua própria história, produzem conhecimento e formam relações sociais para compreender e agir no mundo,  percebendo-o em constante transformação.

Consideramos importante à formação de valores que irão permear toda a vida do indivíduo, na autorregulação de seus direitos e deveres, observados através de atitudes de solidariedade, respeito, disciplina, além de compromissos individuais e coletivos.

Nesse contexto, esperamos que o educando desenvolva-se em todos os seus aspectos: físico, emocional, intelectual, ético e social, em harmonia com seu tempo, tornando-se capaz de exercer uma cidadania consciente e criando condições para a sua independência.

Esses objetivos estão plenamente inseridos em todos os planos do nosso trabalho pedagógico, materializando-se num currículo consistente, na ação educativa cotidiana dos docentes e, de forma mais ampla, na execução de um projeto fundamentado no desenvolvimento cognitivo, formativo e emocional.